SIC K

Perfil

Passatempo "OFICINA DOCS 4KIDS" - Dos 12 aos 15

Participa já!

OFICINA DOCS4KIDS FIM-DE-SEMANA
28 Out (Sábado), no Cinema S. Jorge, sala 2, 15H00

Duração: 2h
Idades: 12-15 anos

Filmes a explorar:
Já me transformei em Imagem
Zezinho Yub / 2008 / Brasil / 32’

Boa Viagem, Ibantu!
Vincent Carelli / 1999 / Brasil / 17’

Sobre a oficina:
Antes de pôr a mão na massa, vamos ver dois documentários filmados em aldeias indígenas: Já me transformei em Imagem e Boa Viagem, Ibantu! .

No primeiro, vamos conhecer a história do povo Huni kui (Amazónia, Brasil) através dos depoimentos dos próprios realizadores (também de origem indígena) e dos personagens que eles elegem como protagonistas desta narrativa. Preparados para viajar no tempo? Primeiro viajaremos até ao tempo do primeiro contacto com os brancos, depois ao período do cativeiro nos seringais, até ao presente. Como o projecto Vídeo nas Aldeias , o vídeo tornou-se num instrumento importante para as comunidades registarem as suas traições e se defenderem. No fim do visionamento do filme, falaremos sobre o processo de dispersão, perda e reencontro vividos pelos Huni kui. Após uma pausa para reflectir sobre estas questões, vamos assistir ao segundo filme.

Com Boa Viagem, Ibantu! os participantes da oficina são convidados a partir à aventura até uma destas aldeias indígenas, para vivenciarem a diversidade cultural, à imagem do que aconteceu com quatro jovens de diferentes regiões do Brasil (provenientes de centros urbanos) que viajaram até à aldeia dos Krahô. Juntos iremos preparar uma entrevista que iremos fazer via Skype à Rita Carelli, uma das participantes do filme Boa Viagem, Ibantu!.

Mais informação aqui.

Responde correctamente à questão:
Como se chamam os filmes a analisar na oficina do Docs 4Kids?

nas redes

pesquisar