SIC K

Perfil

Passatempo "OFICINA DOCS 4KIDS" - A partir dos 8 anos

Participa já!

SESSÃO DOCS 4KIDS FAMÍLIAS
29 Out (Dom), no Cinema S. Jorge, sala 2 às 15h45
Duração: 1h30
Idades: A partir dos 8 anos

Nesta sessão, vamos ver um programa de curtas-metragens do acervo do projecto Vídeo nas Aldeias , filmes de povos indígenas no Brasil. No final, vamos conversar sobre estas imagens, sobre como elas nos falam de um outro mundo e simultaneamente, do nosso. A actividade é parte da Festa dos 15 anos, uma tarde.

Filmes da Sessão:
No tempo do Verão
Wewito Piyãko, 2012, Brasil, 22’
É fim de semana e as crianças Ashaninka deixam a escola e partem, rio acima, para acampar com os pais e aprender a vida na mata.

Das crianças Ikpeng para o mundo
Natuyu Yuwipo Txicão, Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng, 2001, Brasil, 35’ Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeocarta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

Boa Viagem, Ibantu!
Vincent Carelli, 1999, Brasil, 17’
A realidade indígena muitas vezes é diferente do que costumamos ver nos livros ou filmes.
Este filme apresenta impressões de quatro adolescentes que fizeram uma visita à reserva indígena dos Krahôs, em uma região de divisa entre Tocantins e Maranhão. Eles tiveram a oportunidade de conviver com os índios, conversar com eles sobre os costumes e até serem batizados, ganhando um nome indígena durante o ritual.
É o 3º episódio da série Índios no Brasil, uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância e do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Mais informação aqui.

Responde correctamente à questão:
As crianças Ashaninka fazem parte do tema de que filme?

nas redes

pesquisar